Weby shortcut
Vogais

Conheça um pouco da Matemática Aplicada

 

 

Conheça algumas aplicações da matemática:

Média para a distância de reversão:

É bem conhecido que permutações com sinal podem ser ordenadas por meio de reversões em tempo polinomial, enquanto que ordenar permutações sem sinal é um problema NP-difícil. Apesar de ordenar permutações com sinal ser um problema “fácil” do ponto de vista computacional, o estudo da média da distância de reversão é justificado, pois provê interessantes questões combinatórias. Além disso, em aplicações relacionadas com a análise de similaridade entre genomas, soluções exatas para o problema de ordenar permutações com sinal por reversões têm sido utilizadas para conceber algoritmos aproximados para sua versão sem sinal. A pesquisa busca analisar o número médio de reversões necessárias para se ordernar permutações com sinal, explorando propriedades combinatórias de estruturas relacionadas a tais permutações, tais como grafo de pontos de quebra, e se fornece uma fórmula de recorrência para esta média. 

A figura abaixo exibe a comparação do genoma humano com o do rato.

mousehuman

A fala humana:

A dinâmica da fonação pode ser representada por intermédio de modelos matemáticos construídos a partir da descrição biomecânica dos tecidos, aerodinâmica do fluxo de ar e a propagação de ondas acústicas no trato vocal. As pregas vocais desempenham um papel crucial na fala humana, pois elas produzem o som primário, e o seu movimento pode ser representado por um simples oscilador harmônico de uma massa-mola. Nesse contexto, a pesquisa deste assunto propõe a apresentação do modelo da vibração das pregas vocais e a descrição de alguns fenômenos oriundos da dinâmica da fonação por meio da análise de estabilidade do sistema.

Fala Humana

 

 

O problema do tráfego:

A matemática avançada envolvida para resolver o problema do tráfego intenso de carros, como encontrar soluções para diminuir os congestionamentos.

 

 

Listar Todas Voltar